Notícias

PREFEITURA REALIZA GRANDE CAMINHADA EM PREVENÇÃO AO SUÍCIDIO - SETEMBRO AMARELO

Data de Publicação: 09/09/2022

 
A Prefeitura de Domingos Mourão, através das secretarias municipais de Educação, Saúde e da Assistência Social, realizou na tarde desta sexta-feira (09), uma caminhada alusiva ao dia “D” de prevenção do suicídio celebrado mundialmente dia 10 de Setembro. O intuito da caminhada foi à sensibilização acerca da necessidade de se prevenir o suicídio.
A iniciativa alusiva ao Setembro Amarelo, contou com uma grande adesão de alunos de escolas públicas da rede Municipal e Estadual, aproximadamente 300 alunos caminharam pelo centro de Domingos Mourão com faixas e balões amarelos, todos com um só objetivo, sensibilizar acerca dos altos índices de suicídio em nosso País e da necessidade de se abordar o tema e ajudar quem pensa em cometer tal ato contra a própria vida.
A caminhada fez parte de uma série de ações desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social durante o mês de Setembro, que incluiu debates sobre o tema e palestra com especialistas.
A prefeita Nelda Gomes, esteve presente, e afirma que o assunto não pode ser esquecido. “O objetivo dessa caminhada é chamar a atenção da comunidade para o suicídio. É preciso pedir ajuda. O Setembro Amarelo é uma campanha para acender uma discussão, mas o tema precisa ser tratado o ano todo”. Enfatizou a prefeita.
O Setembro Amarelo
Iniciado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015 concentradas em Brasília. Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa, que está vinculada ao dia 10 de setembro, que é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
De acordo com estatísticas divulgadas pelo CVV, são 32 brasileiros mortos por dia por suicídio, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada 10 casos poderiam ser prevenidos, por isso a conscientização é tão importante, para que a pessoa e os familiares busquem ajuda e atenção de quem está à sua volta.



PREFEITURA MUNICIPAL DE DOMINGOS MOURÃO

CNPJ: 06.553.911/0001-22

  • Praça da Matriz, 135 - Bairro: Centro - CEP: 64.250-000 - DOMINGOS MOURÃO/PI
  • Telefone: (86) 3278-1184
  • E-mail: pmdomingosmourao@hotmail.com