Prefeitura de Domingos Mourão, juntamente com o SENAR, concluem curso de Operação e Manutenção de Tratores

Data de Publicação: 01/11/2021

A Prefeitura Municipal de Domingos Mourão, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR, capacitou mão de obra para atuar na área de mecanização agrícola. O curso de Operação e Manutenção de Tratores, ofereceu uma qualificação completa para produtores e trabalhadores da região que desejam trabalhar na área.
De acordo com o instrutor, Emanuel Henrique, além de conhecer melhor o equipamento com o qual está trabalhando, as aulas proporcionaram conhecimentos que garantem outras vantagens para o operador e produtor rural. “Nós conhecemos o trator e os implementos de conjunto mecânico, e as aulas servem para que o trabalhador saia daqui preparado para entender o funcionamento da máquina, evitando perdas, acidentes e principalmente, aumentando a vida útil do trator”, ressaltou.
O representante do SENAR na região, Diógenes Cruz, destaca a importância dessa parceria com a Secretaria de Agricultura na preparação de mão de obra para o mercado de trabalho. “Nós trazemos esses cursos de capacitação para que essas pessoas entrem no mercado de trabalho e, com isso, se consiga gerar emprego e renda”, frisa Diógenes Cruz.
Presente em todas as etapas do curso, o secretário de agricultura, Ananias Bandeira, disse que o treinamento atende a uma demanda do setor rural que exige mão de obra qualificada para o desempenho das atividades no campo. “Os benefícios alcançados vão desde a redução de problemas no maquinário com a manutenção preventiva, a queda de custos e do número de acidentes de trabalho. É um curso muito procurado aqui no município, tanto pelos trabalhadores, quanto pelos proprietários”, disse.
O curso que teve início no dia 27 de outubro e se encerrou no fim da tarde deste domingo (31), onde contou com aulas teóricas e práticas.