Data de Publicação: 15/08/2022

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Piauí), em parceria com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Agricultura do Governo Municipal de Domingos Mourão, ofereceram nesta última semana um curso de hortas comunitárias. Foram abordados assuntos como meio ambiente, prática educativa, capacitação e melhoria na alimentação das famílias.
Cerca de 15 inscritos participaram de cinco dias de treinamento, adquirindo informações e habilidades para trabalhar na Olericultura Básica, ou seja, no planejamento, instalação, preparo e correção do solo, produção de mudas, tratos culturais, controle de pragas, doenças e ervas espontâneas, colheita e pós-colheita de olerícolas.
O curso ministrado pelo instrutor do Senar Piauí, Willame Sena, foi realizado de quarta-feira a domingo (10 a 14), das 8 às 17h, na U.E. Monsenhor Uchôa, onde foi fornecido material didático aos participantes, certificado de formação profissionalizante, estrutura para construção da horta, além de ser totalmente gratuito.
Cumprindo uma de suas funções que é a educacional, o curso qualifica a mão-de-obra na promoção do consumo in natura e os alunos participantes puderam vivenciar na prática a construção de canteiros no espaço cedido pela U.E. Monsenhor Uchôa. “Os participantes do curso aprenderam todo o plantio, adubação, controle de pragas, o manejo como um todo. A ideia do curso em parceria com a Prefeitura é estimular a produção, qualificar profissionalmente nossos produtores e oferecer meios para uma alimentação mais saudável”, comentou a prefeita Nelda Gomes, que esteve presente na realização do curso.