Município realiza curso de formação de brigada de incêndio

Data de Publicação: 09/09/2021

A Prefeitura de Domingos Mourão, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Piauí - SEMAR, IBAMA e Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí, o curso de capacitação em técnicas de prevenção e combate a incêndios florestais.
O curso aconteceu de 06 a 08 de setembro, ministrado pela equipe do IBAMA, que se deslocaram até o município através do instrutor Edimilson Santos, para a realização da formação.
Durante o curso de formação foram realizadas aulas teóricas e aulas práticas. Os principais temas abordados nas aulas práticas foram as técnicas a serem utilizadas durante os combates a incêndios e primeiros socorros, assim como a apresentação dos Equipamentos de Proteção Individual e a importância do seu uso durante as ações a serem realizadas pelos brigadistas do município. Além disso, foi apresentado os equipamentos que são utilizados pela brigada para controlar as queimadas, como por exemplo, bomba costal, pinga fogo, abafador de chamadas, entre outros.
Na parte prática do curso que teve início às 08:00 horas da manhã e finalizando por volta das 16:00 horas do dia de hoje (08), onde os brigadistas tiveram contato direto com situações realistas de combate a incêndios. Para a realização da simulação de combate a queimadas, os brigadistas do município realizaram uma queimada controlada em uma propriedade localizada na zona rural do município.
A existência de uma brigada capacitada e preparada é de suma importância para o município, principalmente nessa época do ano em que as ocorrências de incêndio aumentam substancialmente e foi pensando nisso que a Prefeitura Municipal de Domingos Mourão teve a iniciativa de realizar o curso de formação de brigadistas, formando uma equipe preparada para atuar em situações de incêndio e de emergências.
A prefeita Nelda Gomes, e o vice-prefeito Ricardo Fabrício, além da Secretaria de Meio Ambiente, Ana Paula, estiveram presentes no encerramento da capacitação e destacaram a importância do curso de formação da brigada de incêndio do município.